A verdegaia na imprensa

V.N. Gaia, 12 maio. 2011 (Notícias de Gaia)

Entre informações e experiências sobre estas profissões e sobre o seu próprio percurso profissional, surgiu uma nota sobre o Elevador da Calçada das Freiras, com projecto de 1873 da autoria Raul Mesnier de Ponsard (1848-1914), engenheiro natural da cidade do Porto e ligado a vários projectos de construção de caminhos de ferro de cremalheira que existiram em Portugal. Com o apoio de imagens pouco conhecidas do ante-projecto desta obra ligada a Gaia, os participantes conheceram por Vítor Ranita experiências da sua primeira actividade profissional e memórias deste engenho para transporte de mercadorias em funcionamento. Vítor Ranita abordou ainda com grande interesse a evolução histórica do trabalho e da sociedade, bem como a evolução recente das actividades e profissões. (ver mais)

V.N. Gaia, 16 nov. 2010 (Notícias de Gaia)

No dia 13 de Novembro, a biblioteca municipal recebeu a palestra ‘Tradições da cerâmica de Vila Nova de Gaia’. Organizado pela a Associação Verde Gaia, o colóquio integrou-se numa série de ‘Conversas sobre Gaia’ e contou com a presença especial de Francisco Barbosa da Costa. (ver mais)

Porto, 12 nov. 2010 (Lusa)

As tradições da cerâmica em Vila Nova de Gaia são o tema da próxima “Conversa” que a associação Verdegaia organiza sábado com o objetivo de promover “uma grande reflexão” e elaborar “propostas concretas” que contrariem “a atual situação de abandono”.

Em declarações hoje à Lusa, o presidente da Verdegaia referiu que essas proposta relacionam-se com a necessidade de “assistir de forma conveniente” as empresas que ainda laboram, de maneira a que se possam desenvolver, e também com a recuperação do património existente nesta área.

“No caso concreto do espaço da Cerâmica das Devesas, entendemos que deveria aí ser criado um pólo de desenvolvimento da indústria cerâmica e um museu para preservar a vasta história do concelho nesta actividade”, disse Manuel Pontes.

Esta “Conversa” terá como orador o historiador Francisco Barbosa da Costa e irá realizar-se, a partir das 16:00, na Biblioteca Municipal de Gaia.

“Pretendemos sensibilizar as entidades competentes e a sociedade em geral para a preservação das empresas e para a necessidade de salvaguardar e enaltecer o património que existe”, frisou o responsável.

Um outro projeto desta associação, criada em março deste ano, com o objetivo de divulgar e defender o património cultural e ambiental do concelho, é a realização de um concurso de fotografia que ilustre o que existe de bom e de mau em Vila Nova de Gaia.

“Queremos, desta forma, fazer com que o cidadão comum ou o profissional de fotografia consiga ser despertado para o "Belo e o Feio”, seja na área do ambiente, urbanismo, património ou outro”, disse Manuel Pontes.

Para tal, foi lançado um desafio a todas as juntas de freguesia do concelho para que se associem a este iniciativa que culminará com exposições dos trabalhos selecionados.

Contudo, o concurso estará aberto à participação da população, residente ou não no concelho, desde que as fotografias correspondam ao tema exigido digam respeito ao concelho de Gaia.

“O ideal era que no início da primavera pudéssemos estar a organizar as exposições que deverão ser acompanhadas de palestras com oradores especialistas das diferentes áreas retratadas”, sustentou.

Este projeto deverá ter a duração de cerca de dois anos, uma vez que a Verdegaia pretende levar a exposição final do concurso às 24 freguesias do concelho de Gaia.

 

A verdegaia

Plano de Actividades para 2011 (documento em .PDF) – download

Relatório de Actividades de 2010 (documento em .PDF) – download